quarta-feira, 17 de junho de 2009

Com o argumento de realizar uma gestão transparente, desde ontem a prefeitura de são paulo disponibilizou na web a folha de pagamento dos servidores municipais. Segundo a Folhade ontem: “A prefeitura afirma também que os valores salariais a serem expostos na internet representam tudo aquilo que cada funcionário recebe --ou seja, incluindo também gratificações.” Todos os servidores têm os seus salários disponíveis para qualquer um ver, exceto a GCM, por uma questão de segurança.
Ora, se o salário exposto é de um servidor municipal, pago com a contribuição do munícipe, nada mais justo que este saiba quanto custa aquele que o serve, correto? É dinheiro público e não deveria ser segredo pra ninguém, ok?
Daí sai uma coisa assim no Estadão de hj:
“Um professor de ensino fundamental e médio do município de São Paulo teve no mês de maio vencimento bruto de R$ 143 mil. Entre os 147 mil contratados na administração direta, mais de 2.418 pessoas receberam em maio vencimentos acima de R$ 12,3 mil - salário pago ao prefeito Gilberto Kassab (DEM). Somente na Secretaria Municipal da Educação, 1.255 servidores receberam mais que o teto no mesmo período.”
O fulaninho qualquer que leu isso aí obviamente pensou: “professor ganha bem, hein?” ou “mas que prefeitura é essa que paga tudo isso pra um professor?” ou “e eu aqui..”.
Eu pensaria o mesmo, se não fosse servidora. Segundo o portal onde se obtêm a informação, eu recebo pouco mais de 16 mil reais. Porem, lá não consta que esse valor é resultado de uma evolução funcional, e também não consta os descontos, que foram muitos e que deixaram meu salário como o de qualquer mês, lá embaixo.
E ainda: para saber o salário do professor, basta consultar a tabela de vencimentos oferecida nos sites dos sindicatos. Quando resolvemos prestar um concurso público é de conhecimento geral o valor do salário.
Simples assim. Sem nomes, sem registro funcional, sem exposição pública.
Matutando, concluí duas coisas:
Uma, que a prefeitura deu um tiro no pé e margem para muitas criticas, pois afinal como pode um professor ter salário superior ao do próprio prefeito? Quem deixou isso acontecer? Como se explica tamanha desigualdade salarial?
Duas, se os professores ganham tão bem, para que reclamar, fazer greve?”

O fato é que eu fiquei bem brava.
E em breve meu pai vai ligar e me cobrar um carro novo.

ps: quero meus 16 mil!
ps2: de olho nas contas

2 comentários:

Unknown disse...

Telma!!! Lindo blog!!!

Igor disse...

Olá! XD Hmmmm, nada mal seus 16 mil, hein? rsrsrs Já tenho a quem pedir dinheiro emprestado... =PP Essas ações de transparência pública são curiosas mesmo. Sempre dão margem a esses mal entendidos. De qq forma, sou sempre a favor; melhor tê-las do que não tê-las.

Mas eu vim aqui e gostein mesmo daquele post lá de baixo, da Rua Rocha, onde vc mora. Eu morava no Bairro Rocha, aqui no Rio, um lugar espremido entre o lugar e o lugar nenhum. =PP

Mas agora eu to morando no Catete, ainda com papai-mamãe-irmãos aquela coisa toda. Mas quando decidir aparecer por aqui, dê um toque. =D

Bjos!