segunda-feira, 15 de junho de 2009

livro-objeto, livro-arte

há duas semanas fui a uma Feira de editoras independentes, no Simpoesia 2009, a convite da Lívia (sempre ela) e fiz uma descoberta que me encheu os olhos: os livros da Vox. Antes, é de bom tom explicar algumas coisas:
1º eu ADORO livros, e tenho alguns deles aqui e outros ali, no meu trabalho. Gosto, leio, carrego e prezo tê-los por perto. Admiro não só o texto, mas capa e modo como ele se apresenta (principalmente os infantis);
2º Lívia também é assim, mas além de gostar da palavra escrita, ela também escreve (e muito) e se envolve com as questões de produção, como a sua participação em Dulcinéia Catadora.
Esclarecimentos a parte, voltemos a narrativa dos fatos:
Participamos de um debate. Não me lembro dos nomes dos integrantes da mesa nem o tema exato, mas impossível esquecer as suas falas e posturas: um se dizia “discípulo de Gutenberg”, com uma produção artesanal pequena (cerca de 40 cópias por titulo) dos autores que ele admira, para a distribuição entre amigos; e uma outra, também nessa produção artesanal, pesquisa de papeis e modos de impressão e blá blá blá, com impressão também super rescrita; e o Gustavo Lopez, da Vox, que logo ganhou meus olhos e ouvidos.
A tal Vox já está no mercado editorial há algum tempo, editando novos autores, primando por oferecer livros diferenciados a quem quiser comprar (passa de longe a marca dos 40). O moço disse uma coisa bem bacana: no processo de impressão e produção do livro alguns detalhes são acrescentados, de modo a tornar aquele um objeto único, criando uma relação quase que sentimental entre aquele que produz e aquele que adquire. Depois do debate, duas palavras a mais e ele marcou a sua postura: afirmou categoricamente que leitura (e os livros) é uma questão política, e não é possível manter-se alheio a isso.
ADOREI
(segue uma amostra das minhas aquisições. note: há o livro, desenhos, adesivos e outros mimos no "pacote")
ps: auto-definição da Vox:
"VOX es en la actualidad un proyecto de encuentro, producción y análisis de estéticas relacionadas con la literatura y el arte contemporáneo, es además una organización de artistas autogestionada que no depende de instituciones oficiales."

Um comentário:

Maria Renata disse...

ah é, é? e eu achei aqui pesquisando livro objeto no google, aiai, esse google sempre me prega peças. mas olha só, dona telma, dicas bacanudas de livros objeto: editora fina flor e tuuuudo, tuuuuudo da cosac naify, especialmente "bartleby, o escrivão" e "zazie no metrô", sem contar em todas as publicações infantis. vc vai adorar, garanto. beijão.