domingo, 12 de setembro de 2010

revelando são paulo 2010

Então eu fui pro Revelando São Paulo, como faço desde 2002, mas dessa vez foi diferente, pois o evento foi transferido do Parque da Água Branca para o Parque do Trote, na Vila Guilherme (oi?). Ok, zona norte não é o fim do mundo, certo?

Com todo o respeito ao povo do lado de lá do rio Tietê, chegar aí é tarefa árdua, né? O metrô passa longe, os ônibus partindo do centro são raros. E o lugar do evento, num claro abandono.

Na verdade fui pra Vila Guilherme com o pé atrás, porque lembro ter escutado boatos de que a administração do Parque da Água Branca desejava tirar o evento dali devido aos danos que o mesmo trazia. E aí, justamente no segundo semestre, o parque entra em reforma, sendo essa a justificativa para a transferência do evento. Mágico, não?

Estou longe dos jogos políticos e não faço idéia do que está em jogo nessa mudança. O que sei é que o Parque da Água Branca tem toda a facilidade de acesso (trem, metro e uma infinidade de linhas de ônibus), o que era garantia de público e de lucro para os expositores. O parque contava com poucos banheiros, o que era solucionado com banheiros químicos, e que o espaço era pequeno para a quantidade de expositores e visitantes. Mas tinha a arena, ponto perfeito para as cavalhadas e outras manifestações culturais que precisam de espaço para serem realizadas. E mais: havia os cortejos, iniciados no Memorial da America Latina ou na Igreja do Rosário, no Largo Paissandu, lugar de encontro das irmandades de homens pretos e pardos, devotos de Nossa Senhora do Rosário, Santa Ifigênia e São Benedito, responsáveis pela congada.

Bem, acho que agora não rola mais nenhum cortejo. Aliás, eu não faço idéia se estava/como fica a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nessa confusão toda.

sábado a tarde, e ainda as coisas não estavam em ordem.

árvores são raras nesse parque.

O que eu sei é que ontem, segundo dia do evento, a coisa estava bem morna. Conversei, como sempre, com o povo do interior, e as opiniões eram divergentes: uns estavam satisfeitos, pelo menos aparentemente, com a mudança, argumentando que o novo espaço, por ser maior, trás a possibilidade de crescimento; outros, tensos pelo público aquém das expectativas, se queixavam da baixa venda de produtos e temiam pela continuidade do evento. E mais: tudo parecia de improviso, do banheiro sem iluminação a falta de decoração (mas gente, espalha os cartazes dos anos anteriores e das edições regionais que já fica bem bom!), da iluminação inadequada no espaço de artesanato, a pouca propaganda, pois não vi nenhum cartaz nos ônibus ou metrô, e sei que passou na TV apenas nesse sábado, no SPTV 1ª edição.

Eu temo pela continuidade do evento, oportunidade rara pra sentir o cheirinho da comida feita no tacho, comprar pinga do povo de Pariquera-açu, comer tainha na barraca de Iguape e trocar uma idéia com as senhoras de Caçapava, as congadas, moçambiques e cavalhadas, coisa que, menina da cidade que sou, só conhecia pelos livros e pela TV.

explicação básica sobre o arroz de suã.

rancho tropeiro, altamente engordativo.




no sptv

Um comentário:

kell disse...

eu gosto tanto de feiras assim, mas sempre troco os dias que acontecem.